Aconteceu, no último sábado (18), a grande final da Taça das Favelas Minas 2023. Quatro times entraram em campo na busca pela vitória. No feminino, a seleção do Alto Vera Cruz levou o troféu pela terceira vez. Pelo lado Masculino, a vitória inédita da Pedreira Prado Lopes levou o título da quarta edição para a favela mais antiga de Belo Horizonte. Os jogos da final aconteceram no Mineirão, com transmissão ao vivo da Rede Globo.
Pelo segundo ano consecutivo, a final feminina foi disputada entre as seleções do Alto Vera Cruz e do Aglomerado Santa Lúcia. A partida foi digna de uma final. Empate em 0x0 no tempo normal e 4×1 nas penalidades para o Alto Vera Cruz. A final masculina também foi cheia de emoção. Duas seleções buscavam o título pela primeira vez. O troféu ficou com a Pedreira Prado Lopes, que derrotou a Vila Tiradentes por 1×0, com gol de Pedrinho.
A artilharia do campeonato masculino ficou com Victor Muniz, jogador da seleção do Alto Vera Cruz, que marcou 7 gols. No femino, três jogadoras empataram com o saldo de 4 gols para cada: Poliana Domingos, do Alto Vera Cruz, Maria Eduarda, do Complexo Inestan, e Thaina Nunes, do Conjunto Santa Maria.
A Taça das Favelas Minas 2023 é uma realização da Cufa – Central Única das Favelas, viabilizada via recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, e conta com patrocínio da Claro e Camil, parceria da Sicredi, Labalaba, e Brastel e apoio da TV Globo.
A CUFA – Central Única das Favelas – É uma organização sólida, reconhecida nacional e internacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas, culturais e, recentemente, também pelo empreendedorismo social. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.