Nos últimos dias 2 e 4 de novembro, a Arena Mineirinho recebeu os jogos das semifinais da Taça das Favelas Minas 2023. Impulsionados pela vontade de jogar no Gigante da Pampulha, os times levaram para o campo toda força e coragem características das favelas de Minas Gerais. A grande final do torneio será disputada no dia 18 de novembro, no Mineirão, com transmissão da Rede Globo.
Na quinta-feira (2/11), o público conheceu os dois times finalistas do campeonato feminino. A primeira semifinal foi disputada entre Conjunto Santa Maria e Aglomerado Santa Lúcia. O tempo normal terminou com um empate de 1×1, o que levou o resultado para os pênaltis. Repetindo a trajetória de 2022, o Aglomerado Santa Lúcia conquistou a vaga e, pelo segundo ano consecutivo, vai lutar pelo bicampeonato do maior torneio de futebol amador de favelas do mundo.
Enquanto o Aglomerado Santa Lúcia teve dificuldades para superar o time do Conjunto Santa Maria, o Alto Vera Cruz venceu por 4×2 o time do Complexo Inestan, carimbando o passaporte para mais uma decisão, repetindo a final de 2022, ano em que perdeu o título para o Aglomerado Santa Lúcia.
Pelo lado masculino, final inédita. Vila Tiradentes e Pedreira Padro Lopes irão realizar a grande final do torneio masculino da Taça das Favelas. Representando a Região Nordeste da capital, o time da Vila Tiradentes venceu a seleção do Alto Vera Cruz por 3×1. Na outra semifinal, a Pedreira Prado Lopes desbancou o time do Morro das Pedras por 2×1.